top of page
  • Troian, A. S.

Laudo Hidrológico

O Laudo Hidrológico é um estudo técnico que visa definir características específicas de um corpo hídrico como um arroio ou rio. Tire suas principais dúvidas sobre o estudo:


O que é?

O Laudo Hidrológico (que segue a Diretriz Técnica Fepam 004/2018) é um estudo onde determinamos as vazões mínimas de um corpo hídrico, como um rio ou arroio.

As vazões mínimas vão caracterizar o ponto de estudo em épocas de seca, ou seja, quando se tem menos volume de água no rio, assim sendo, menos água para diluir o efluente que está sendo lançado.

Para julgar se o corpo hídrico é capaz de diluir o efluente toma-se como vazão de referência uma vazão mínima, pois vamos considerar em épocas de estiagem para fazer esse cálculo.

O estudo normalmente é solicitado para empresas que lançam efluentes à céu aberto ou rede pública de esgoto.


Quem pode me solicitar?

Rio

Se sua empresa lança efluentes em um corpo hídrico (rio ou arroio) o órgão licenciador pode lhe solicitar o laudo para definir qual vazão de efluente você pode lançar no local sem gerar impacto ambiental.

Quando o órgão licenciador lhe solicitar “Laudo Hidrológico para definição de vazão de referência” para lançamento de efluentes ou “Definição de Capacidade do Corpo Hídrico em Diluir os Efluentes” você vai precisar deste estudo.

A Diretriz Técnica Fepam n° 004/2018 especifíca a metodologia exigida e informações necessárias a serem apresentadas na execução e apresentação do Laudo Hidrológico.

Já os municípios, eventualmente, podem ter um termo de referência próprio para que o laudo siga.


Quem pode fazer?


A Troica Engenharia e Meio Ambiente possui em seu corpo técnico engenheiro de minas capacitado e experiente para realizar este estudo. Com uma carta de mais de 30 clientes e laudos realizados, possuímos experiência no atendimento da Fepam e órgãos municipais para este item solicitado.


É necessária visita a campo?

Na maioria das vezes, no RS, não é necessária a visita à campo, pois é possível usar dados históricos de estações fluviométricas públicas, e resultam em informações representativas por estarem próximas do ponto de estudo, e/ou na mesma bacia hidrográfica.

A necessidade do levantamento de campo têm de ser bem analisada pois gera um custo extra considerável para a contratante, além de gerar somente dados pontuais, que podem não ser representativos para cálculos estatísticos. Lembrando que cálculos estatísticos e probabilísticos serão precisos com uma série histórica de dados grande, por exemplo, algumas estações registram dados diariamente desde 1970 até o momento, quando comparado ao dado de um dia, este não se apresenta significativo.


Sempre lancei efluentes em arroio ou rio e nunca ouvi falar desse laudo! Porque agora tenho de ter?

O Estado está tentando reverter a situação atual de contaminação dos rios e arroios, e para isso está exigindo este estudo para todas as empresas que realizam ou realizarão lançamento de efluentes.

capivara bebendo água em um rio

Antigamente, a cultura ambiental era diferente, assim como a cobrança da aplicação das leis e normas ambientais. Isso gerou um custo para a sociedade: a contaminação atual dos nossos rios e arroios, alguns se tornando puro esgoto não podendo nem ser utilizado para irrigação.


Hoje, os comitês das bacias hidrográficas possuem um plano para recuperar a qualidade das águas do RS, e justamente para cumprir este plano que o Laudo Hidrológico é tão importante.


Entre em contato com nossa equipe e solicite um orçamento!

E-mail para contato: contato@troicaeng.com

Matérias
  • LinkedIn Social Icon
bottom of page